sábado, 13 de julho de 2013

primeiros socorros para seu cão

primeiros-socorros-para-cachorro-socorro
Alguns acidentes exigem socorros imediatos, que podem salvar a vida de seu animal momentaneamente, mas não mantê-la. Após os primeiros socorros somente um médico veterinário poderá indicar o caminho certo a seguir.
Respiração -  coloque a mão na virilha do cão e aperte de leve. A médica normal de batimentos cardíacos é de 120 a 150 batimentos por minuto. Para examinar a frequência respiratória coloque levemente a mão no tórax do animal e conte sua respiração, que  deve ser em média de 40 movimentos/batimentos por minuto. Se estiver muito lento, pode indicar falência de órgãos, se estiver muito acelerado pode ocasionar um ataque cardíaco.
Gengiva - a coloração rosa avermelhada indica condições normais, vermelho escura e roxeada indica falta de circulação e gengivas rosas esbranquiçadas podem indicar anemia ou muita perda de sangue.
Mas atenção: alguns animais possuem gengiva escura por natureza. Nesses casos, examine os olhos, que seguem as mesmas regras para as gengivas.
Convulsão –  segure a cabeça do animal para que ele não se machuque, não puxe nem segure a língua.
Quando a convulsão cessar, corra imediatamente ao veterinário, pois em 10 ou 15 minutos outra crise pode acontecer.
Feridas e Mordidas –  limpe bem o local com água e sabão neutro, água oxigenada e solução anti séptica.
Nos casos mais graves, limpe com água e sabão  e estanque o sangue com uma gaze e corra ao veterinário.
Queimaduras -  jamais coloque pasta de dente no local nem feche o ferimento. Lave o local com água corrente e leve-o urgente ao veterinário.
Fraturas –  improvise uma tala simples, colocando o membro fraturado entre dois pedaços de madeira e enfaixe, imobilizando-o até chegar ao veterinário, que determinará o tratamento após os exames necessários.
Atropelamentos - não pegue o animal no colo, improvise uma maca para transportá-lo ao veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário