domingo, 3 de fevereiro de 2013

Como Resolver Rapido o Medo do Seu Cão ao Andar de Carro


Muitos donos de cães estão ansiosos para levar seus mais novos amigos para uma primeira viagem de carro. Para a maioria dos cães, essa é uma experiência sempre muito divertida. Mas para alguns é extremamente medonho e causa um tremendo pavor. E isso, por incrível que pareça, acontece com muitos cães. O medo de andar de carro é uma fobia de cachorro que acontece em muitos casos.
Felizmente, a maioria das pessoas são capazes de fazer seu cão superar este medo, levando o cão gradualmente a andar de automóvel com total tranquilidade, usando para isto diversas vezes o reforço positivo quando o cão tiver algum eventual medo. Vamos ler quais são os principais motivos que levam os cães a ter medo de carro, e o mais importante, 6 poderosas maneiras de resolver este problema que aflinge nossos amigos caninos.

Principais Motivos do Cão ter Medo de Andar de Carro

cachorro medo carro
Há várias razões do porquê um cão ter medo de andar no carro. Entre elas as principais são:
1 – Doença do carro. Alguns cães podem sentir náuseas ou até mesmo vomitar durante os passeios de automóvel. Esse estado de enjoo pode levar seu cão a ficar com medo de andar em carros sempre que você quiser.
2 – Medo do desconhecido. Os cães que não estão habituados a ir andar carro podem (e vão) ser perturbados pela estranha sensação de andar de carro. Pra nós, humanos, é mais do que normal, mas para um cão novo, tudo é motivo de preocupação e medo, porquê é a primeira vez deles num veículo automotivo. Carros costumam ter seu próprio cheiro, e há também o som do motor, as vibrações do chão, e o vento que passa voando a toda velocidade rápida. Todos esses fatores combinados podem contribuir para uma experiência muito assustadora para um cachorro não acostumado.
3 – Associação com experiências negativas. Para muitos cães, assim como os humanos, certas ações lembram automaticamente certas sensações. Veja, se a única vez que um cão entrou num carro foi pra ir ao veterinário, o cão logicamente vai associar isso a uma sentimento ruim, caso ele tenha lembranças negativas ao ir num veterinário.
Há também o caso de que se você adotou um cachorro abandonado, exista a chance de que suas experiências com carros sejam viagens para abrigos ou para a emergência, e possivelmente ele não tenha sido tratado com o carinho e atenção merecidos. Esse conjunto de lembraças assustadoras pode certamente representar uma fobia de andar de carro (o que é completamente compreensivo).
E pode ser ainda mais traumático, caso este cão já tenha se envolvido num acidente. Se ele foi atropelado, pode ser que ele tenha pavor de entrar em qualquer carro que seja.

6 Maneiras para Você Resolver a ” Doença de carro “

anti botox brigade
Se o medo do seu cão do carro está relacionado à náuseas e vômitos enquanto ele está andando de carro, a solução não é tão fácil assim. Os cães são capazes de tomar alguns medicamentos para aliviar enjôos (Mas antes fazer disso SEMPRE consulte seu veterinário). Converse com seu veterinário sobre se esta é uma boa opção para seu cão e qual a dosagem apropriada para este tipo de medicação.
Nota: No meu entender entupir seu cão de remédios nunca é uma boa opção, porque um remédio puxa o outro, e no final seu cachorro vai dependente disso pra sempre. Então pense BEM antes de dar algum medicação contra enjoo para ele.

Como superar o medo do seu cão em andar de carro

Se o medo do seu cão em passeios de carro não decorre de enjoos, as chances são que você pode sim ensinar seu cão a se livrar de sua fobia de carros. As etapas a seguir podem ajudá-lo a superar o medo dele nas viagens:
1 – Comece por atrair o seu cão para o carro ao invés de forçá-lo. Esse tinha que vir em primeiro, porquê pra mim é um dos passos mais fundamentais. Muitos cães tem medo de viajar de carro porquê são forçados a entrar no automóvel. Em vez de arrastar o seu cão para o carro (e pelo Amor de DEUS, nunca faça isso), leve-o lentamente perto do carro, e vá atraindo sua atenção com petiscos e elogios pra ele se sentir confortável perto do automovel. Para uma fobia mais leve, você pode levar seu cão a pequenas caminhadas num lugar onde há bastantes carros, e aos poucos ir acostumando. Para obter resultados em fobias mais graves, pode se levar vários dias ou semanas para obter que seu cão fique calmo perto de um veículo. Mas aos poucos ele vai ficar bem a vontade, fique tranquilo.
2 – Continue usando o reforço positivo para levá-lo para dentro. Uma vez que seu cão está confortável com o aproximar do carro, você pode começar a atraí-lo para dentro. Comece por abrir as portas para que o seu cão não se sinta preso quando estiver lá dentro. Dê muitos elogios para persuadir o seu cão a ficar dentro do carro. Isso muitas vezes funciona melhor se duas pessoas favoritas do cão trabalharem em equipe. Pode-se ficar com o cão na coleira de um lado do carro enquanto a outra pessoa dentro do carro usa elogia e petiscos num tom alegre e animador para incentivar o cão a entrar.
3 – Faça seu cão se sentir confortável dentro do carro. Não se apresse a bater a portas fechadas e ligar o motor no momento em que seu cão finalmente entrar no carro. Em vez disso, deixe as portas abertas, e passe algum tempo brincando com seu cachorro lá dentro. Lentamente, faça seu cão sentar e sentir bem com as portas fechadas. Novamente, dependendo do grau de medo do seu cão, esta parte do processo pode levar de poucos dias a várias semanas ou mais. Persistência e carinho são muito importantes durante este processo.
4 – Ligue o motor do automóvel. Quando seu cão ficou bastante confortável com você dentro do carro, você pode ligar o motor. Assim como o carro é ligado, dê alguns petiscos e conversar alegremente com ele, e em seguida desligue o motor. Repita isso várias vezes até que seu cão ficar completamente confortável sentado no carro com o motor ligado.
5 – Comece com pequenas viagens. Não faça a primeira viagem do seu cão uma viagem sem fim (pelo menos pra ele). As primeiras vezes com ele, lembre-se de dar pequenas voltas no quarteirão, dando atenção especial a seu cão durante todo caminho. Aos poucos, vá aumentando distâncias das viagens, e vá observando atentamente a reação dele.
6- Leve seu cachorro para destinos divertidos. O primeiro passeio de seu cão no carro NÃO deve ser ao veterinário. Em vez disso leve seu cão a algum lugar de divertimento como parques, a praia ou algum outro lugar que ele goste muito. Seu cão logo vai associar esses momentos divertidos ao seu carro e ficará muito mais fácil andar com ele sempre que você quiser.
Com estas 6 maneiras de fazer seu cão perder o medo de andar de carros, eu tenho certeza que você conseguirá resolver este problema que assola alguns donos de cães. Durante o processo, lembre-se sempre de tratar seu cão com atenção e carinho, e com o tempo, ele vai associar o andar de carro com uma atividade muito divertido, e sua fobia desaparecerá com o tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário